"O que é o KRAV MAGA?"
KRAV MAGA, em hebraico significa “combate próximo”. Vulgarmente conhecido como a “Arte Marcial” do Exército Israelita, é um sistema de defesa pessoal que tem como principal objetivo salvaguardar o mais rápido e eficazmente possível a integridade física do praticante e neutralizar qualquer tipo de ameaça ou agressão, recorrendo a todos os meios disponíveis. Um sistema desenvolvido e melhorado ao longo das décadas, o KRAV MAGA enfatiza facilidade de aprendizagem de técnicas porque todas elas foram pensadas para respeitar a lógica da reação natural do nosso corpo. Na sua essência, a simplicidade e a abordagem realista do KRAV MAGA é direcionada às pessoas que não possuem qualquer tipo de experiência em combate ou defesa pessoal. É, portanto, um sistema extremamente admirado em todas as partes do mundo pela sua componente preventiva e sobretudo reativa que prepara o praticante para as várias adversidades em contexto de sobrevivência. Os conceitos de Proteção Pessoal e Defesa Pessoal, respetivamente na prevenção e reação, são o farol do Krav Maga.
"A origem do KRAV MAGA"
O KRAV MAGA tem a sua origem na cidade de Bratislava, nos anos 30, marcada pelo ambiente de extrema violência e perseguição antijudaica que se alastrava na Europa, naquela altura. Imi Lichtenfeld, o fundador do KRAV MAGA, um jovem húngaro de origem judaica, praticante de boxe e luta livre, integrou a equipa nacional de luta livre eslovaca, na qual alcançou vários títulos de campeão de luta livre através da participação em competições nacionais e internacionais. No final dos anos 30, Imi Lichtenfeld, então na casa dos 20 anos, perante a crescente violência que se fazia sentir contra os judeus em Bratislava, decide, em conjunto com outros praticantes de boxe e luta livre, organizar a defesa da comunidade judaica da cidade contra os ataques dos gangs pró-nazis. Uma experiência que rapidamente lhe permite adquirir a consciência da enorme diferença que separa as técnicas da luta desportiva daquelas que são utilizadas, sem qualquer regra, nos combates reais de rua. A experiência de rua levara-o a compreender os princípios fundamentais que lhe permitiram desenvolver o KRAV MAGA: no que se refere à autodefesa, o princípio elementar inspirador da técnica traduzia-se em “usar os movimentos e reações naturais” no ser humano para reagir à ameaça ou agressão, sempre em combinação com um “imediato e rápido contra-ataque”. Tendo, mais tarde, evoluído para a seguinte máxima: “realizar a defesa e ataque em simultâneo”.
Em 1942, Imi Lichtenfeld, refugiou-se na Palestina, onde, dois anos depois, foi convidado a treinar técnicas de autodefesa e combate corpo a corpo a militares e forças de segurança, incluindo tropas de elite, o que fez com crescente sucesso. Em 1948 deu-se a fundação do Estado de Israel e a criação das Forças de Defesa de Israel (FDI), Imi Lichtenfeld tornou-se no Instrutor Chefe de Preparação Física e Krav Maga da Escola de Combate e Preparação Física das FDI, responsabilidade que manteve por mais de 20 anos, durante os quais apurou e refinou este sistema de autodefesa e de combate corpo a corpo.
Imi, faleceu em 9 de janeiro de 1988. Tinha 88 anos. Deixou para trás um legado rico em Princípios e Valores de ajuda à humanidade, através de um conjunto de alunos, também eles, hoje, Mestres reconhecidos pela comunidade internacional.
Esta é a mensagem que deixou para todos nós, amantes do KRAV MAGA: “So One May Walk in Peace”.